• João Matheus - Consultor Empresarial

EM QUAL REDE SOCIAL DEVO INVESTIR?

As redes sociais são, sem sombra de dúvida, a maior tendência da atualidade. Para que sua estratégia digital tenha sucesso é fundamental que você invista em ter uma presença nas redes sociais.


Quais redes investir?

O ideal é que você esteja presente em todas. Para saber em qual você deve investir mais é necessário saber qual o foco de cada uma e onde o seu público-alvo se encaixa. As redes sociais mais utilizadas são:


Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil atualmente, chegando à marca de 127 milhões de usuários mensais. Nele você pode utilizar os mais variados tipos de conteúdos (imagens, vídeos, textos, gifs) criar eventos, fazer publicações, seguir empresas parceiras, responder comentários e mensagens, interagir com seu público e por aí vai.

Estar presente no Facebook é uma necessidade real para a presença digital eficiente da sua empresa, pois lá se encontram todos os tipos de públicos, de todas as idades, gêneros, classes sociais e regiões do país. Além disso, você tem um contato mais direto e pode falar especificamente com o seu público.

Crie uma página. Assim, você poderá colocar informações gerais sobre a sua empresa e o produto ou serviço que você oferece, além de ter acesso a uma análise de como o seu público está interagindo com a sua página.


Instagram

O Instagram é uma rede social que está em ascensão em meio ao mercado empreendedor. Nos últimos anos cresceu bastante e aperfeiçoou suas ferramentas para empresas. Segundo estatísticas do próprio Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa.

O público na rede social costuma ser mais jovem. Usuários entre 16 e 29 anos, afirmam checar o Instagram mais de uma vez por dia. Essa rede social é exclusivamente para fotos e vídeos. Você pode utilizar a linha do tempo, para publicações que você queira que fiquem fixadas, ou os stories para publicações rápidas, que irão sumir em 24 horas.

Uma boa estratégia para a utilização do Instagram é apresentar para o seu público sua empresa por dentro. Mostrar as pessoas, a rotina de trabalho, a produção por trás do produto, entre outros detalhes. Desta forma, você humaniza sua marca e se aproxima do seu público.


Twitter

Diferentemente das outras redes, o Twitter é uma rede social muito ágil. O foco desta rede são textos de até 280 caracteres (é permitido postar imagens e vídeos, mas não é a finalidade). Com isso, o volume de publicações é muito grande. Enquanto você faz uma publicação, outras 8 já apareceram acima da sua, no mesmo minuto.

Além disso, a linguagem no Twitter é muito específica e bastante informal. Algumas empresas são cases de sucesso com a rede social, justamente pela capacidade de dialogar com o público sabendo usar essa linguagem através de um personagem que represente a marca.

Digamos que as tendências, os assuntos e os memes, em sua maioria, nascem no Twitter. É uma ótima ferramenta para ter uma comunicação descontraída, interativa e informal com o usuário.


YouTube

O YouTube é uma plataforma que vem crescendo cada dia mais. Hoje, é considerado o segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google. Isso mostra que as pessoas estão buscando a solução para os seus problemas na maior plataforma de vídeos da internet.

Os vídeos são uma tendência, isso não há como negar. Para marcar sua presença no YouTube, pense em uma estratégia para solucionar as dúvidas do seu usuário. Você pode falar mais sobre o seu produto, fazer tutoriais rápidos ou até mesmo vídeos institucionais falando sobre sua empresa. Enfim, vale a criatividade para ter sucesso através da plataforma.



Dica

Apenas criar uma página em cada rede social não é o suficiente. Para que sua presença nas redes sociais seja realmente eficiente é necessária uma periodicidade de publicações. Com isso, a rede social associa que você publica em tais dias e o alcance de suas postagens será maior.

Uma boa estratégia é criar uma linha editorial com as publicações que você pretende fazer e ir testando durante um período, vendo o que funciona e como o público interage. A linha editorial vai ajudar você a se organizar e também a planejar o seu conteúdo.

Mas lembre: as redes sociais estão mudando constantemente, assim como os assuntos mais falados. Use a linha como um guia e não como uma regra.


Dicas de ferramentas

Certas ferramentas podem ser uma mão na roda na sua rotina de produção de conteúdo para redes sociais. Algumas que podem ser úteis para você:

  • Buffer – Programação de publicação em redes

  • Canva – Criação de artes e layouts

  • Unsplash – Banco de imagens em alta qualidade

  • Piliapp – Banco de emojis para todas as redes sociais

  • Flaticon – Banco de ícones

0 visualização
0
IN.EX
EXPERIÊNCIA
SIGA-NOS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • Facebook
  • Instagram

IN.MERSION - Consultoria Empresarial - Av. Açucena 1181, sala 306, Canoas/RS - inmersion.consultoria@gmail.com - Telefone: (51) 99962.6140